Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Avenida dos Aliados - Porto

A Avenida dos Aliados , inicialmente, Avenida das Nações Aliadas foi aberta em 1916, nos terrenos a norte da Praça da Liberdade.

A proposta de construção desta avenida foi lançada em 1914, no âmbito dum plano para renovar o centro da cidade, ligando as praças da Liberdade e da Trindade, sendo aprovado pela Câmara em 1915.
Do projecto inicial, embora com grandes alterações, nasceu uma bela avenida que hoje se apresenta ladeada de prédios de valor arquitectónico individualizado, para além dos grandes espaços ajardinados, várias vezes modificados, por necessidades de circulação rodoviária.


Dentro destes jardins podemos encontrar várias peças ornamentais, com a fonte decorativa, em mármore, alegoria à «Juventude», uma outra escultura conhecida por «os Meninos», e, no topo, já na Praça do Município, ladeada por pinheiros, a estátua de Almeida Garrett, inaugurada em 1954, para assinalar o centenário da morte do grande poeta portuense. Mais em cima encontra-se o edifício da Câmara Municipal do Porto.

Fotos: Celso Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário