Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rua Campo dos Mártires da Pátria/Jardim da Cordoaria em calçada à portuguesa tradicional com pedra branca e via pavimentada em granito

Oporto - Rua Campo dos Mártires da Pátria

Norte e oeste da igreja dos Clérigos é o amplo Campo dos Mártires da Pátria. Uma parte dela é absorvida pela Praça de Lisboa, com tendas de seu mercado, enquanto a outra parte tem o belo Jardim de João Chagas (Jardim da Cordoaria). No lado sul ficao antigo presídio (C. 18), e no canto noroeste do Hospital de Santo António (iniciada1769). No lado norte do Campo é a Universidade (fundada em 1911, anteriormenteuma escola técnica), que também tem um pequeno Museu de História Natural.

Na foto, à esquerda, mais conhecido como Jardim da Cordoaria. Também conhecido por Campo dos Mártires da Pátria, tem o nome oficial de Jardim João Chagas.

Na Idade Media, este local denominava-se Campo do Olival e aí funcionava a Cordoaria do Bispo, que deu o nome ao jardim actual. No séc. XVII, iniciou-se a urbanização deste antigo Subúrbio e parte do antigo campo transformou-se em alameda. Em 1865, esse espaço foi ajardinado Segundo projecto do paisagista alemão Emílio David, e passou a ser muito frequentado pela burguesia da cidade, até ao início do séc. XX. O violento ciclone de 1941 alterou parcialmente a fisionomia do jardim.

http://www.planetware.com

http://www.360portugal.com

Fotos: Celso Gonçalves Roc2c

1 comentário:

  1. Para um pouco mais de história sobre o jardim e a evolução dos espaços verdes na cidade aconselho a leitura de um texto que ousei reproduzir: http://ruasdoporto.blogspot.pt/2014/04/os-espacos-verdes-da-cidade.html .

    Já agora permito (me) um pequeno acrescento sobre os pavimentos desta parte da cidade, onde muitas solas gastei no século XX, O pavimento era de largas e grandes lages de granito (mais de 20 cm de espessura) e não em cubinhos de granito com que nos presentearam após o "Porto 2001". Ali bem perto ainda se podem calcorrear esse tipo de passeios na Travessa do Carregal e na travessa de Cedofeita. Aproveito para agradecer a referência que fazem ao meu blogue.

    ResponderEliminar