Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Verdadeira réplica da Rainha Santa Isabel na entrada da Universidade de Coimbra em Calçada à Portuguesa



Rainha Santa Isabel na entrada da Universidade de Coimbra

Santa Isabel de Aragão – Rainha de Portugal

Isabel de Aragão OFS (ou, usando a grafia medieval portuguesa, Izabel; Saragoça, ca. 1270Estremoz, 4 de Julho de 1336), foi uma infanta aragonesa e, de 1282 até 1325, rainha consorte de Portugal. Passou à história com a fama de santa, tendo sido beatificada e, posteriormente canonizada. Ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, A Rainha Santa.

História da Universidade Coimbra

A história da Universidade de Coimbra remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que a Universidade foi criada no século XIII, em 1290.

Antes, porém, em 1288, foi elaborada uma Súplica ao Papa Nicolau IV (de que só se conhece o traslado) datada de 17 de Novembro de 1288 e assinada pelos abades dos Mosteiros de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Vicente de Lisboa e pelos superiores de 24 igrejas e conventos do Reino.

Este documento solicitava a fundação de um “Estudo Geral” e aquelas instituições religiosas assumiam a garantia do seu financiamento. Não se sabe se a Súplica chegou à Santa Sé.

http://en.wikipedia.org

http://www.uc.pt

Photos: Celso Gonçalves Roc2c

1 comentário:

  1. Pena que o que está representado na calçada à entrada da Porta Férrea seja a insígnia da Universidade de Coimbra, representando a Sabedoria; apesar de a Rainha Santa ter sido uma mulher com bastante sabedoria e conhecimento e ter sido esposa do fundador dos Estudos Gerais em Portugal, não é ela que está representada na calçada, nem no selo da Universidade

    ResponderEliminar