Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Edificios em pedra e ruas em Calçada à Portuguesa caracterizam a freguesia Rio de Moinhos no Norte de portugal


Rio de Moinhos situa-se no coração do distrito de Viseu, limitada a Sul e Nascente pelo rio Coja, a Norte pela serra do Sátão e a Poente pela ribeira de Mareco. A esta aldeia Beirã pode chegar-se pela estrada Nacional 329-1 a partir de Mangualde, pela estrada Nacional 229-2, perto de Fagilde, deixando a estrada Nacional 2 ou pela estrada Nacional 329 que liga a Vila de Sátão a Rio de Moínhos.

Rio de Moinhos é uma freguesia do
concelho de Sátão, no distrito de Viseu, que compreende os lugares de Casal de Cima, Casal do Meio, Casal do Fundo, Igreja, Lagedo, Levada, Serviçaria e Sta. Eufémia. Quintas - Adorigo, Barrocas, Carregal, Carvalhas, Encosteira, Fontainhas, Laginhas, Lagos, Lameira, Moiro, Relva, Sto. Amaro, Taboedela, Coval, Escodelinha, Ponte de Ferreira, Campo Redondo, Vale das Macieiras e Lajas.

Rio de Moinhos dista cerca de 6.5 Km da sede do concelho e fica na parte sul do mesmo. Tem uma área cerca de 10.47 km2 e uma população que ronda os 1066 habitantes.

O seu topónimo deve-se a um pequeno ribeiro que desagua no rio Coja, depois de descer de um cume elevado e abrigado junto ao lugar da Igreja. As características deste lugar tornavam-no propício à defesa dos povos pré-históricos.

É uma freguesia tipicamente rural, sendo a actividade principal a agricultura, da qual se destacam os seus grandes vinhedos que dão origem ao tão famoso vinho do Dão. Outras actividades importantes é a tecelagem, pequeno comercio e a pequena oficina de transformação de madeira.

http://www.riodemoinhos.pt

fotos:Celso Gonçalves Roc2c

Sem comentários:

Enviar um comentário