Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nosso próximo projeto Roc2c: Calcetamento em granito da Av. D. José Alves Correia da Silva, Santuário de Fátima


Apresentação

O Projecto de Requalificação da Av. D. José Alves Correia da Silva resultou de uma iniciativa conjunta do Município de Ourém e do Santuário de Fátima. A ideia chave, inicialmente desenvolvida sob a coordenação do Arq. José Lamas, foi a da criação de um amplo boulevard, privilegiando o peão em detrimento do automóvel. Deste conceito resultou a proposta de ordenamento de todo o espaço com reperfilamento da Avenida e o seu desnivelamento na frente da Igreja da Santíssima Trindade, sob um forte carácter urbano.
Os largos passeios, com pavimentos em pedra (lajeta e cubo), com áreas verdes, mobiliário urbano e nova iluminação pública, permitirão ao peão circular de forma confortável e sem obstáculos. Um sistema de ciclovias, ligará com segurança as rotundas Norte e Sul. 
O automóvel, com uma via em cada sentido e áreas de estacionamento lateral pavimentadas a paralelepípedo de granito, poderá aceder à envolvente do Santuário, deslocando-se à superfície, ou percorrer o espaço entre as rotundas Norte e Sul usando o túnel.
Projecto de Requalificação Urbana Av. D. José Alves Correia da Silva - Parte A (Passagem Desnivelada)O projecto da passagem desnivelada, da autoria do gabinete José Lamas e Associados, Estudos de Planeamento, Lda., tem o duplo propósito de enquadrar e libertar o espaço à superfície, criando uma nova praça pedonal no topo sul/poente do Santuário de Fátima e, por outro lado, permitir no subsolo o acesso à Igreja da Santíssima Trindade.Destaca-se o aproveitamento da natureza do subsolo (em rocha) nas paredes laterais do túnel.
Projecto de Requalificação Urbana da Avenida Dom José Alves Correia da Silva - Parte B (Troços entre a Passagem Desnivelada e as Rotundas Norte e Sul inclusive)Para estes troços foi desenvolvido um novo projecto pelo gabinete João Patrício Arquitectos, Lda. A duplicação do espaço transversal da Avenida manteve-se na parte central, troço entre as novas rotundas com as ruas de St.º Agostinho e de St.º António, sendo menos larga nos restantes troços até às rotundas Norte e Sul. Sob o novo desenho resolveram-se cuidadosamente os “encontros” da futura Avenida com os edifícios existentes, ordenando-se todo o espaço de passeios, circulação automóvel e estacionamento. Destaca-se a manutenção dos Plátanos existentes, a escolha do mobiliário urbano e a iluminação pública. 

Enquadramento
 
O Projecto de Requalificação Urbana da Avenida D. José Alves Correia da Silva está enquadrado no "Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Fátima", aprovado em 24.06.2009 pela Comissão Directiva do Programa Operacional - Mais Centro.
No âmbito do "Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Fátima" a Requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva encontra-se dividida em duas partes integradas:
> Parte A - Passagem Desnivelada, cujo promotor é o Santuário de Fátima.
> Parte B - Troços entre a Passagem Desnivelada e as Rotundas Norte e Sul inclusive, cujo promotor é o Município de Ourém;

Em 03.10.2008, a SRUFÁTIMA celebrou um protocolo de Parceria Local para a Regeneração Urbana de Fátima, assumindo, entre outras responsabilidades, a monitorizar as obras na Av. D. José Alves Correia da Silva e assegurar a sua compatibilização e coordenação com as demais intervenções urbanísticas, e com o investimento privado previsto para a zona envolvente à Avenida, e com a qual estabelecem fortes sinergias.

Sem comentários:

Enviar um comentário