Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fundação Champalimaud - arquitectura excepcional








Arquitecto

"Este projecto utiliza os mais elevados níveis de ciência e medicina contemporânea para ajudar as pessoas a lutar contra problemas reais. E para acolher estas atividades pioneiras, nós tentámos criar uma peça de arquitetura. Arquitetura como escultura. Arquitetura como beleza. Beleza como terapia."

Charles Correa, Arquiteto do Centro Champalimaud

Esta frase foi proferida pelo arquiteto no âmbito da sessão inaugural do Centro Champalimaud. E disse tudo sobre o edifício e sobre si próprio. Um arquiteto que acredita que os edifícios devem procurar expressar a verdadeira essência e cultura dos locais onde são implantados, tendo sempre em mente a finalidade última do edifício para criação da perfeita simbiose entre função e forma. Mais do que um arquiteto é um pensador do espaço urbano.
Charles Correa, com forte ligação a Goa e a Portugal é responsável por importantes e iconográficas obras de arquitetura, como o Mahatma Gandhi Memorial no Sabarmati Ashram em Ahmedabad, o Jawahar Kala Kendra em Jaipur, a torre de apartamentos Kanchanjunga em Mumbai ou a nova cidade "Navi Mumbai" de que foi arquiteto chefe.
Mas o seu trabalho não é apenas reconhecido no seu país de origem. Para além dos inúmeros prémios ganhos internacionalmente - dos quais podemos destacar o "Sir Robert Matthew Prize" do International Union of Architects (IUA), o "Chicago Architecture Award" do American Institute of Architecture e o "Aga Khan Award for Architecture" entregue por Sua Alteza Real o Rei D. Carlos de Espanha - a sua obra encontra grande expressão "lá fora", especialmente no continente americano, possuindo uma larga experiência na criação de edifícios com finalidade científica como é disso exemplo o MIT's Brain and Cognitive Sciences Centre em Boston.
Da construção do Centro Champalimaud, diz: "Quando revivo toda a experiência fico muito surpreendido (e agradecido)…"

Sem comentários:

Enviar um comentário