Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Luís Buchinho vestiu a calçada portuguesa de saltos altos


"Uma coleção feminina, gráfica, urbana, estampada e leve em cinzas, beges, brancos, pretos e azuis - o criador Luís Buchinho foi à semana da moda de Paris apresentar um inverno com a calçada portuguesa vestida de saltos altos.

A sala do Cercle National des Armées que esta tarde foi passerelle encheu-se e aplaudiu. Antes do desfile, o estilista disse à Lusa que estava "bastante confiante no sucesso da coleção". E explicou: na ideia para o desenho, e muito evidente em todos os traços de cada peça, estaria a calçada portuguesa. "Todos os grafismos, todas as cores e todas as texturas visuais são inerentes a esse tema".

Trata-se de "uma coleção muito gráfica, muito feminina, com uma vertente urbana muito demarcada, que é realçada pela estamparia, que foi feita em materiais um pouco mais técnicos, e que tem uma função um pouco 'sport', mas aliada a um citadino urbano, feminino e clássico, com uma paleta de cores que oscila entre os tons pedra, os tons neutros, como o cinza, o bege, o branco, e depois toques de preto e de vários azuis", acrescentou.

Para vestir a calçada de saltos altos, Luís Buchinho desenhou linhas justas ao corpo, nos vestidos e nas calças cigarro, juntou malhas com efeitos geométricos e jogou com tecidos naturais e sintéticos, dos crepes de seda aos "crepes de lã, lanifícios duplos peso pluma e tweeds de lã, conjugados com crepes em poliéster e aspetos lacados em nylon".

O aplauso do final era, disse, esperado: "Já se sente se correu bem um bocadinho antes (do desfile). Quando faço a parte das provas, e mesmo toda a parte de desenvolvimento ao longo destes quase cinco meses de preparação, já dá para ter um feedback. Eu já sei perfeitamente se vai resultar ou não. Mas, de uma maneira geral, quando apresento um trabalho, já estou bastante confiante nele", afirmou.

Sobre o estado da arte, o designer considerou que "a moda portuguesa, como a mundial, está melhor nuns casos e está pior noutros".

Quanto ao que a criatividade portuguesa nas passerelles do mundo pode fazer pela economia nacional, Luís Buchinho não tem dúvidas: "Acho que pode fazer muito. Acho que nós (criadores de moda) somos potenciais criadores de emprego, de exportação, de tudo o que está associado à moda, que é um grande negócio", disse.

A coleção de Luís Buchinho para o próximo inverno foi apresentada em Paris fora do calendário oficial da semana da moda parisiense com o apoio do Portugal Fashion e vai depois desfilar na passerelle da ModaLisboa, no Terreiro do Paço.

A semana da moda de Paris termina a 07 de março. Fátima Lopes inaugurou os desfiles, na terça-feira, e Felipe Oliveira Baptista apresentou as suas propostas durante a tarde de hoje.

Lusa"

Texto e imagem: http://sicnoticias.sapo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário