Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arte a seus pés: as 10 mais belas calçadas em lisboa


A inspiração vem dos mosaicos romanos mas a tradicional calçada portuguesa nasceu em Lisboa durante a reconstrução da cidade após o terramoto de 1755. Tudo começou com o padrão ondulado no Rossio e obras semelhantes logo se espalharam por toda a capital, para outras cidades portuguesas, para o Brasil, Macau e outras colónias. Eis dez dos exemplos mais notáveis existentes hoje em Lisboa.


1| RUA DA VITÓRIA



Em 2006 Lisboa decidiu homenagear os calceteiros do passado, do presente e do futuro com um monumento em bronze composto por duas figuras em tamanho real. Foi colocado na Rua da Vitória, mostrando os dois homens a trabalhar na calçada de uma barca de São Vicente acompanhada por corvos, símbolo da cidade de Lisboa.

2| ROSSIO


Foi aqui que tudo começou, no Rossio, com o padrão de desenho “Mar Largo” em 1849.

3| AVENIDA DA LIBERDADE




É na Avenida da Liberdade que se encontram hoje os mais belos exemplos desta arte, desde a Praça dos Restauradores à do Marquês de Pombal. Pela avenida fora vêem-se desenhos florais e abstratos, enquanto junto ao monumento do Marquês de Pombal pode admirar-se uma caravela portuguesa.

4| PRAÇA DO IMPÉRIO





Nos jardins do Mosteiro dos Jerónimos (Praça do Império) encontram-se outros exemplos notáveis​​ de calçada portuguesa, mas o mosaico junto do Padrão dos Descobrimentos em frente é o que chama mais a atenção. Rodeado de calçada “Mar Largo” semelhante à do Rossio vê-se um mapa do mundo ilustrando as rotas dos navegadores portugueses.

5| PARQUE DAS NAÇÕES





Apesar da zona oriental da cidade ser simbólica de contemporaneidade, não deixa de seguir as tradições no uso da calçada portuguesa. Aqui encontram-se algumas das obras mais extraordinárias, com imagens de monstros marinhos junto ao Oceanário e diversos motivos marítimos na ala central da Alameda dos Oceanos.

6| LARGO DE CAMÕES



A Lisboa dos Descobrimentos é recordada por toda a cidade, e junto da estátua da principal figura literária da época (o poeta Luís de Camões) encontram-se imagens relacionadas com o mar.

7| AVENIDA PEDRO ALVARES CABRAL




O mesmo vê-se à volta do monumento a Pedro Álvares Cabral (descobridor do Brasil), situado no exterior do Jardim da Estrela.

8| CAIS DO SODRÉ




Geralmente são as imagens que mais se destacam no pavimento, mas a maioria das calçadas nas praças da cidade apresentam desenhos em vários padrões. A do Cais do Sodré (Praça Duque de Terceira) destaca-se pelo uso dominante da pedra escura, ao contrário do que acontece na maioria dos casos, como no Largo do Chiado e na Praça do Município.


9| LARGO DO CHIADO




10| PRAÇA DO MUNICÍPIO



Textos: http://www.lisbonlux.com
Fotos: Celso Gonçalves Roc2c and http://www.lisbonlux.com



Sem comentários:

Enviar um comentário