Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

"A Brasileira" do Chiado é o mais emblemático café da cidade Lisboa, com pavimento à entrada da tradicional Calçada à Portuguesa





A Brasileira do Chiado é o mais emblemático café da cidade e ponto obrigatório para quem visita Lisboa. Localizada na cosmopolita rua Garrett, em frente à estação de metro do Chiado, está sempre cheia (especialmente de visitantes estrangeiros). A Brasileira abriu em 1905, pela mão de Adriano Telles, um português que fez fortuna em terras brasileiras e que importava o “genuíno café do Brasil”. Diz-se que a bica foi aqui inventada, quando este empreendedor começou a servir os cafés diretamente da máquina, evitando a utilização de uma cafeteira para os distribuir pelas mesas, para que o paladar da bebida ficasse assim mais intenso. Depressa se tornou um local concorrido e nos anos 20 do século passado fixou-se como ponto de encontro de artistas, escritores e intelectuais de uma nova geração, descontente com a arte da época. Seriam estes artistas que introduziriam o Modernismo em Portugal. Destaca-se Fernando Pessoa, um dos mais famosos poetas lisboetas, imortalizado na estátua de bronze (da autoria de Lagoa Henriques) colocada na esplanada e que convida quem passa a sentar-se ao seu lado. Outro artista indissociável de A Brasileira é Almada Negreiros, um vanguardista também símbolo desta geração.

Em 1925, A Brasileira iniciou a tradição de expor telas de pintores portugueses, transformando-se num café-museu. A decoração mantém-se fiel ao estilo art déco original, com uma entrada em verde e dourado e paredes revestidas com madeira e espelhos. As 11 telas iniciais foram substituídas, em 1971, por outras de artistas mais recentes. Desfrute deste ambiente histórico enquanto bebe uma bica e prova um pastel de nata. Na esplanada, pode observar o constante movimento da rua, mas os preços são um pouco mais elevados do que no interior. Este é composto por um andar térreo, com um grande balcão corrido. Na cave funciona um restaurante que serve refeições ligeiras, dentro de um menu simples. A Brasileira do Chiado reserva uma sala para fumadores e abre todos os dias da semana.

Fotos: Celso Gonçalves Roc2c 

Sem comentários:

Enviar um comentário