Se precisa de um bom pavimento de Calçada à Portuguesa em sua casa, Roc2c é a solução!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Baía São Martinho do Porto





A sua baía de águas calmas, areia fina e muitas outras surpresas como o cais de descarga de limos ou as imponentes dunas de Salir do Porto, fazem desta vila do concelho de Alcobaça uma das mais bonitas praias de Portugal.

Uma peculiar forma de semicírculo perfeito que tornam especial e única a Baía de São Martinho, resultado de um processo local de modificação da ondulação e em baixa profundidade em relação ao nível do mar.


A sul da Baía de S. Martinho estende-se a Serra do Bouro, esta zona é marcada pelos afloramentos rochosos que se estendem pelo mar dentro, as quebradas, alternando com falésias. No lado oposto, desenvolve-se para norte a Serra de Mangues, com características diferentes, menos acidentada e rochosa.
Nesta zona é ainda possível observar espécies de aves pouco comuns como andorinhão real, melro-azul, peneireiro, rabirruivo, várias espécies de gaivotas, corvo, entre outras.

A Rua dos Cafés (Rua Vasco da Gama) é o centro da vida social de S. Martinho.
Do lado norte está um largo onde se encontra o posto de turismo, a capitania, o inicio do cais, o inicio da avenida marginal e um jardim onde com alguma frequência se realizam eventos de animação cultural. É típico da vila ruas e passeios em calçada branca.

Merece ser visitado os miradouros do facho e do Cruzeiro pela beleza das paisagens que proporcionam.

A Baía de São Martinho também foi candidata a “Maravilha Natural” com a participação da Câmara Municipal de Alcobaça no concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.


Fotos: Celso Gonçalves Roc2c Nov/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário